• Play ao vivo OUÇA AO VIVO
  • NO AR: Jota Maia - FM Sertão
  • A B c D E F G H

História

Nossa História

Conheça um pouco mais sobre a rádio
TRANSMISSOR 1

Final da década de 80, época de popularização do rádio FM no Brasil, surgem da serra da Mangabeira as ondas de frequência modulada 98,1 megahertz. Está no ar, para Campo Formoso e região, a rádio Nuporanga FM Ltda.
Foi no dia 25 de setembro de 1989 o início da consolidação de um projeto nascido com o sonho e a determinação de José Veras de Carvalho, o Zito Veras. Para o idealizador, o resultado da luta pela concessão do Ministério das Comunicações e a aquisição de toda a estrutura de equipamentos significaram alcançar um bem para a população.
Para começar esse projeto, Zito Veras contou com o apoio da família proprietária da fábrica de cimento na época, antes chamada de Cisafra (Júlio Maranhão Filho, Júlio Queiroz Maranhão, Líbia Maranhão, Sydia Maranhão e Alexandre Maranhão). Eles foram patrões de Zito Veras durante quase 30 anos e doaram o primeiro transmissor, principal equipamento de uma emissora.

Equipe

Primeira equipe e a atual

A primeira equipe de radialistas a entrar na pequena instalação da emissora, no centro da cidade, foi formada por Ijauí Rios, William Veras, Paulo Henrique Veras, “Duquinha”, Amorim Neto e Joel de Sena.

Os técnicos que colocaram a emissora no ar e deram assistência durante vários anos: Geraldo Fontes (em memória) e Duvenir Castilho (em memória).

Hoje a programação da Rádio é feita por Zito Veras, Reinaldo Rios, Paulo Santos, Janete Lima, Ana Paula e Jota Maia. A programação de jornalismo e esporte é feita por Gilvan Macário, Marcone Nunes, Sérgio Sátiro e Leandro Daniel.

O setor administrativo é composto por Zito Veras, Edilene Veras, Luciane Barros, Brenda Pereira, Tiago Carvalho e Marleide Timóteo, com a colaboração de Paulo Henrique Carvalho, Rafael Carvalho e José Veras Filho.

No setor dos transmissores trabalham Edson Ribeiro e Eckson Ribeiro.

02 (1)

Diversificação

Para todos os estilos
foto4

Até meados dos anos 90, o entretenimento era a essência da 98 FM. A programação da emissora era norteada pelas tendências das rádios dos grandes centros urbanos do país. Impulsionada pela necessidade de cumprir melhor o papel de veículo de comunicação social da região, a Rádio passou a diversificar a programação. O regionalismo ganhou mais espaço. Músicas e programas passaram a ter mais a cara da nossa gente. Foi após essa readequação que surgiu o FM Sertão, apresentado por Zito Veras no início das manhãs. Mas não foi esse o primeiro programa apresentado pelo patrão. A prestação de serviço às comunidades entrou no ar com o programa Ação Total aos sábados. O programa era apresentado também por Joel de Sena.

Nos anos 2000, o jornal diário 98 Notícias se consolidou como meio de informação de assuntos locais de Campo Formoso e região. Em 2019, o jornalismo da Rádio ganhou mais espaço. Foi criado o Repórter 98, noticiário rápido de hora em hora na programação de entretenimento, com ênfase na entrada ao vivo dos nossos repórteres trazendo notícias da região.

Ainda a partir de meados da década de 90, o público passou a ouvir também esporte no rádio, com transmissões de jogos e programa semanal. Também foi aberto espaço na grade para a pregação do evangelho de Jesus Cristo. Firmou-se parcerias com igrejas Evangélicas e a igreja Católica, que permanecem no ar.

Evolução estrutural

Alta potência

Depois de passar por dois endereços, o segundo na rua Belo Horizonte, a 98 FM foi para a sede atual, na rua dos Crisântemos, bairro Bosque das Mangueiras, que foi construída em 2001. A rádio ganhou estúdios amplos e áreas para os serviços de apoio. O projeto do prédio foi feito pelo engenheiro civil Paulo Henrique e o arquiteto Erasmo Farias.

A potência inicial de transmissão da 98 FM era de apenas 250 watts. Com licenças do Ministério das Comunicações e da Anatel no decorrer dos anos para aumento do alcance, a rádio tem hoje potência máxima outorgada de 5KW ou 3 KW. Mais de 35 municípios recebem o sinal. E para a melhor qualidade de recepção das ondas, em 2004 a antena e os transmissores foram transferidos da serra da Mangabeira para a serra do Barro Amarelo.

Quando a 98 FM foi criada, as músicas eram tocadas por meio de disco vinil. Os comerciais e as vinhetas eram veiculados com o uso de fitas cassetes. Foi assim até meados da década de 90, quando surgiu o CD. Já o início dos anos 2000 foi marcado pelo uso do MP3, daí tudo passou a se concentrar nos computadores. Essa mudança revolucionou o mercado da música iniciando uma tendência de desuso do CD.

foto6

Internet

Rede mundial de computadores

Em 2007 a 98 entrou na rede mundial de computadores, a internet, e passou a ser ouvida também pelo streaming, tecnologia que veio na sequência do MP3.

Entre os que utilizam o site, o aplicativo próprio da emissora ou aplicativos de Rádios do mundo todo estão pessoas que deixaram a região para morar em outros lugares. Gente que vê na emissora um meio de amenizar a saudade da terra natal. São várias mensagens enviadas diariamente de outros estados, e até países, para familiares e amigos. Demonstrações simples, reveladas pela internet, do significado da rádio para o público.

Em 2019, a 98 FM completou 30 anos, celebrando com o público essa relação de prestação de serviço, canal de informação e entretenimento que se fortaleceu no decorrer dessas três décadas.