A procura constante por rios, barragens, açudes, cortes e balneários para banhos durante a estação do verão tem provocado afogamentos com mortes na região. Em entrevista ao Jornal 98 Notícias desta terça-feira (22), o comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Juazeiro (BA), Tenente-Coronel Tarcísio afirmou que o uso de bebida está entre as principais causas.

“Infelizmente, a irresponsabilidade, a teimosia, o uso da bebida alcóolica ainda persistem e termina acontecendo os afogamentos. (…) A bebida alcoólica é o maior inimigo na água. Ela lhe dá sensação de poder, de segurança, mas dá câimbra, dá confusão mental, a pessoa termina se afogando”, comentou o oficial corpo de bombeiros .

O comandante Tarcísio também alertou para os riscos de quem toma banho em cortes. “Nestes cortes é importante que as pessoas nem se aproximem para tomar banho porque não são apropriados para o banho. (…) Porque fatalmente poderão ter um mal súbito e poderão morrer afogadas. Nos açudes, nas cachoeiras e nos rios se tiverem usando bebida alcoólica é tragédia iminente”, comentou.

O Tenente-Coronel Tarcísio deu instruções para salvar pessoas durante afogamento. “Não pode pessoas que não têm nenhuma noção de natação irem para o meio do rio resgatar uma pessoa. Pessoas que não sabem nadar e não têm como buscar o auxilio imediato é importante que ela pegue uma corda, jogue em direção a esta pessoa, ou uma boia que esteja na beira do rio ou um balde grande e seco que ele pode colocar para flutuar, ou uma vara de madeira grande para que a pessoa segure e venha puxando lentamente. E se uma pessoa que saiba nadar consegue tirar uma pessoa nos últimos suspiros, é importante que ela tenha habilidade de massagens cardíacas para retornar a consciência”, orientou.