Profissionais da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), órgão vinculado ao governo da Bahia, fizeram uma visita técnica para analisar a possibilidade de implantar uma represa para o aproveitamento das água do rio temporário Rio Preto na região de Brejão da Caatinga, na zona rural de Campo Formoso (BA).

Em entrevista ao Jornal das Sete dessa terça-feira (19), o autor da proposta, o suplente de vereador e produtor rural Antônio Damasceno (PSB), afirmou que o projeto é intermediado pelo deputado Adolfo Menezes (PSD) junto ao governo da Bahia, e se aprovado, poderá beneficiar a agricultura, a pesca, além de incentivar o turismo.

A construção dessa possível represa vem beneficiar a pesca, o incentivo turismo, a agricultura irrigada, e com abastecimento parar animais e possivelmente humano (…) Tem que se fazer uma análise, depois da análise fisio-química aí vai dizer se serve ou não para o consumo humano“, disse Damasceno.

Ainda segundo Damasceno, o projeto poderá atender demandas de vários povoados, entre eles Rancho do Padre, Tanque, Maria da Costa, Rio Preto, Salitre, Salgado, Gameleira, Brejão, Lagoa Branca. A sugestão do ex-vereador é que a barragem seja construída no povoado de Lagoa Branca.

Conforme Damasceno, apesar de acumular águas durante o período chuvoso, o Rio Preto é subaproveitado.
“Como agricultor, vejo a necessidade desse povo por água, querendo trabalhar, muitas vezes saindo para São Paulo, Goiás e nós temos um potencial enorme. Quando chove acima de 400 milímetros o Rio Preto desce com uma força total e vai preenchendo aqueles barreiros e vai correndo e cai no Rio Salitre, e por sua vez, no Rio São Francisco, sem nenhuma utilidade para o nosso povo“, comentou o produtor rural.

Segundo informações preliminares do escritório regional da Cerb, a região de Brejão apresenta potencial para a instalação de uma represa, porém é necessária a realização de novos estudos para analisar a viabilidade técnica, os impactos ambientais, indenizações de área, ensaios de solo, o local para a construção e outros pontos.

Ainda não existe data para novas visitas técnicas.

Redação do site da 98 FM de Campo Formoso (BA)