A rotina de estudar por contra própria durante quatro horas diárias, de segunda-feira a sábado, no período da pandemia levou o trabalhador do sisal na região de Umburanas (BA), Leonardo Pereira Oliveira, 20 anos, a realizar o sonho de ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em um dos cursos mais concorridos do país: a graduação em direito da Universidade de São Paulo (USP).

A história de superação do jovem Leonardo, negro e integrante de família com perfil de vulnerabilidade socioeconômica foi contada no Jornal 98 Notícias desta quarta-feira (21).

Na entrevista, o estudante que é natural da localidade de Alagadiço de Ourolândia (BA), mas que cursou todo o ensino médio em escola pública do vizinho município de Umburanas (BA),  que faz limite com Campo Formoso (BA),  relatou a alegria da família, e também apontou as oportunidades e desafios a serem enfrentados no ensino superior.

A minha família está muito contente e orgulhosa da minha conquista porque até o momento eu sou o primeiro a conseguir a ingressar em alguma faculdade. (…) E a USP pode me oferecer inúmeras oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional”, comentou o trabalhador do sisal.

Leonardo conseguiu obter 960 pontos na redação e ficou com 745 pontos na média geral no Enem. A matrícula dele foi feita na USP  esta semana e deverá ser confirmada entre os dias 10 e 13 de maio, pelo formato online. Não existe ainda previsão de início das aulas.

Foto: Leonardo Pereira

Leonardo também revelou que pretende se tornar um promotor de justiça. “Desde que conheci a área do direito, meu objetivo é me tornar um promotor de justiça, justamente pelo fato de que poderei lutar para garantir os direitos da população”, declarou.

Redação do site da 98 FM