Três estudantes do curso de  licenciatura em Ciências da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) de Senhor do Bonfim (BA) que desenvolvem ações como bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP) no Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro de Campo Formoso (BA) vão receber o prêmio Paulo Freire como um dos melhores trabalhos científicos do Brasil durante o IX Encontro Nacional das Licenciaturas ENALIC, em dezembro, na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul.

A premiação é o resultado de um artigo científico que aborda as atividades realizadas pelos estudantes no colégio, a exemplo da aplicação de oficinas relacionadas ao pensamento computacional, introdução à programação e sistema binário.

Os cursistas, que são naturais do município de Campo Formoso, Jilcleisson Nascimento e Neandro Silva comentaram a importância do prêmio em entrevista ao Jornal das Sete desta segunda-feira (13).”Representa uma importância muito grande(…) A gente não esperava que ganhasse tamanha repercussão (…)é uma felicidade enorme“, disse Jilcleisson; “Isso tudo faz com que a gente siga em frente para que possa alcançar mais objetivos, e abre portas (…) estou um pouco ansioso, nunca esperava por esse momento“, afirmou o bolsista Neandro.

O outro bolsista que integra o projeto é Francisco Manoel Gama Pereira. Na escola Hilda Monteiro o projeto é conduzido pelo professor doutor em Física Damon Farias Ferreira.

Professor Damon Farias (à esquerda, de vermelho), bolsistas Jil (ao centro)e Neandro. Foto: Neandro Silva.

Em entrevista à reportagem do Jornal das Sete, o coordenador institucional do PRP no IF Baiano, Dr. Aurimar Angelim, afirmou que a parceria poderá gerar desenvolvimento para a região.”Para além da premiação, é desenvolvimento local, é desenvolvimento regional. A gente leva o nome do colégio para o Brasil todo, o nome do projeto, o nome do programa e o que os alunos fizeram”, comentou.

Redação do site da 98 FM de Campo Formoso (BA)