O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) começou a fazer o censo agropecuário 2017 em todo o país há cerca de três semanas. Na sub área de Campo Formoso (BA), 12 profissionais foram contratados para coletar as informações nos domicílios rurais nos municípios de Antônio Gonçalves (BA), Campo Formoso (BA) e Pindobaçu (BA).

O objetivo do censo é obter dados como atividades econômicas de cada município, último plantio da lavoura, número de habitantes em determinada propriedade, uso de maquinário, recebimento de benefícios sociais, etc.

De acordo com a coordenação local do Instituto, em Campo Formoso (BA) pelo menos 200 propriedades já foram recenseadas. O trabalho deverá ser finalizado nos próximos cinco meses. As informações vão ser disponibilizadas para o governo federal e prefeituras, o que viabilizará a discussão de programas e políticas públicas.

No momento, ainda existem produtores resistentes ao levantamento feito pelos recenseadores na região. “Porque é um questionário extenso, é bem detalhado, e algumas pessoas têm certo receio”, afirmou o coordenador local, Igor Carvalho Nazário em entrevista ao Jornal 98 Notícias.

Ao contrário do que pensam alguns agricultores, o representante do órgão esclareceu também que nenhum benefício social será cancelado por meio do censo. “Não existe a possibilidade do IBGE cortar benefício. Não é a nossa competência, não é a finalidade do censo”, disse o coordenador Igor.

 O recenseador se apresenta em cada domicílio com crachá, boné, colete, bolsa e com uma tecnologia similar a um aparelho celular. Em caso de dúvidas, o produtor deve manter contato com a coordenação geral do IBGE em Senhor do Bonfim (BA), com a equipe de Campo Formoso (BA) no prédio anexo da prefeitura ou com membros de conselho municipal. 

 

Confira no áudio:

{podcast id=2319}

Redação do site da 98 FM