O município de Campo Formoso (BA) será alvo da realização de uma pesquisa científica que irá rastrear as causas de câncer a partir dos próximos cinco meses. A iniciativa vai ser coordenada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e contará com profissionas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Em entrevista gravada para o 98 Notícias neste sábado, o mentor do projeto, professor Manoel Messias, que é natural de Campo Formoso, afirmou que a pesquisa vai analisar fatores como a poluição do solo e do ar, o fornecimento de água e fatores genéticos de vários públicos, entre eles crianças e mulheres que fazem tratamento contra tipos diferentes de câncer, a exemplo de câncer de mama, colo de útero e digestório.

A ideia é que nos permita identificar, analisar, por exemplo, a água, que é consumida aqui em Campo Formoso, a qualidade das tubulações feitas há mais de 50 anos, 60 anos, que trazem água para nossas casas, a gente precisa entender a contaminação do ar (…) A pesquisa será experimental em laboratório para ver a qualidade dos solos em muitos lugares, principalmente onde se usa agrotóxicos“, disse o professor Messias.

Ainda segundo o servidor da Univasf, o município de Senhor do Bonfim também será investigado. Ao término dos trabalhos, discussões poderão ser feitas para formulação de políticas públicas para a região.

Vão fazer pesquisa em todo o teritório, inclusive em Senhor do Bonfim também para a gente tentar entender o que tá acontecendo, e claro, a partir daí, propor algumas intervenções, sejam a nível de políticas públicas locais, territoriais, quiçá políticas a nível estadual”, contou.

A entrevista completa será veiculada no Jornal da Sete e no 98 Notícias da 98 FM da próxima segunda-feira (11).

Redação do site da 98 FM de Campo Formoso (BA)