Moradores do povoado de Brejão da Caatinga, no município de Campo Formoso (BA), estão apreensivos com a possibilidade de um surto de dengue na comunidade. A Rádio 98 FM destacou a situação no programa 98 Notícias desta terça-feira (07). A matéria feita pelo repórter Leandro Daniel ouviu várias pessoas que apresentaram sintomas em comum.

“Tive bastante febre, o corpo ficava todo dolorido e não podia fazer nada, durante 15 dias”, disse seu Hélio dos Santos Mercês. “Os olhos e todo o corpo doía muito no período de oito dias, e às vezes ainda dói. Fui ao hospital e lá, o médico disse que pode ser dengue. Daí tomei uma injeção e fiz o exame para descobrir o que é”, afirmou seu Antônio de Jesus Santos. “Fiquei perdido, sem reconhecer minha mulher, o corpo pesava e parecia espinho, fiquei tonto. O médico Renatinho disse que os sintomas eram parecidos com dengue, mas fiz exame e vou receber estes dias”, declarou seu Enésio João de Souza.

O agente de endemias responsável pela comunidade, Clésio Rodrigues de Farias, disse que não tem conhecimento de caso de picada do mosquito Aedes Aegypti em Brejão. “Até o presente momento que eu saiba não tem, mas é preciso fazer o exame para se confirmar. Um dos sintomas que diferencia a dengue de viroses são as manchas avermelhadas na pele”, mencionou.

A reportagem da 98 FM procurou o Hospital São Francisco de Campo Formoso (BA), mas a enfermeira chefe, Lorena Ribeiro, disse que somente a Secretaria de Saúde do município pode confirmar as notificações.

Já o coordenador da Vigilância Epidemiológica, que é vinculada à Secretaria de Saúde, Abimael Carlos Júnior, ressaltou que ainda não recebeu dados que comprovem a infestação. “O Hospital São Francisco não me enviou nenhuma notificação, então provavelmente o diagnóstico do médico descartou, pode ter colocado uma virose. Notificados no sistema de 2015, nós temos três casos não confirmados e estamos esperando o resultado de uma sorologia que foi enviada a Salvador ”, declarou.

{play}podcast/07-04 Suspeita De Deng No Interior De Campo Formoso.mp3{/play}

Redação do site da 98 FM