A localidade de Lagoa da Roça, zona rural de Campo Formoso (BA), recebeu ontem (31) duas máquinas para o processamento do licuri. A inciativa faz parte do projeto social Biomassa Brasil em parceria com o Instituto Intercement e a associação comunitária local e deverá beneficiar cerca de 40 famílias.

Acredita-se que em pouco tempo os agricultores vão trabalhar os derivados do fruto, entre eles sorvete e biscoito.

Segundo o presidente da associação comunitária do povoado, Aderbal Nascimento, entre hoje (01) e o próximo domingo (04) uma capacitação será ofertada com foco no uso correto das máquinas despolpadeira e quebradeira. Além disso, os agricultores vão receber dicas sobre a utilização dos equipamentos individuais de proteção (EPIs), a coleta adequada do licuri e a comercialização.

“Vai fortalecer a cadeia produtiva não apenas de Lagoa da Roça, mas das comunidades vizinhas. (…) E a associação local vai comprar toda a produção de licuri”, disse o presidente Aderbal em entrevista ao jornal 98 Notícias nesta quinta-feira (01).

Ainda de acordo com a associação de Lagoa da Roça, algumas empresas dos municípios de Senhor do Bonfim (BA), Caldeirão Grande (BA) e Pindobaçu (BA) e a fábrica Intercement de Campo Formoso (BA) pretendem comprar o bagaço do fruto para ração animal ou queima em atividades industriais.

 

 

Confira no áudio:

{podcast id=3544}

Foto: Aderbal Nascimento

Redação do site da 98 FM