O câncer infantojuvenil está entre as principais causas de mortes no Brasil envolvendo de crianças e jovens de 1 a 19 anos. As estatísticas divulgadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) foram abordadas no 98 Notícias desta segunda-feira (21).

Em entrevista, o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, disse que as alterações do DNA podem contribuir para o desenvolvimento da doença, mas não existe uma causa específica do câncer.

Ainda de acordo com o profissional, um caso é diagnosticado a cada uma hora no Brasil, mas as chances de curas são de 64%, caso o exame seja confirmado no começo do aparecimento dos sintomas. “É extremamente importante identificar precocemente o câncer infantojuvenil de forma a aumentar as chances de curas e resultados positivos de tratamento. No Brasil, o câncer em criança e adolescente é potencialmente curável, considerando que a gente já tem faixa de 64%. O tempo entre a percepção de sintomas e a confirmação diagnóstica do câncer infantojunivel é longo, e por isso, muitos pacientes chegam em tratamento em fase avançada da doença”, comentou.

No Brasil, o câncer em criança e adolescente é potencialmente curável, considerando que a gente já tem faixa de 64%. O tempo entre a percepção de sintomas e a confirmação diagnóstica do câncer infantojunivel é longo, e por isso, muitos pacientes chegam em tratamento em fase avançada da doença”, comentou.

23 de novembro é dia nacional dedicado ao Combate ao Câncer Infantojuvenil.

Redação do site da 98 FM