O médico urologista Júnior Lustiano apontou no 98 Notícias desta sexta-feira (25) os fatores de riscos para o desenvolvimento do câncer de próstata em homens a partir dos 45 anos. O assunto está relacionado à campanha Novembro Azul que visa à conscientização da doença.

“Com idade a partir dos 45 anos, o paciente começa a ter o maior volume da próstata, aumento da proliferação celular, então nesse momento, de cunho genético e pela idade ele já começa a ter problemas na próstata. Porém, o mau hábito, estilo de vida, o sedentarismo, aumento do sangue, a obesidade também estão relacionados com essas questões aí”, disse o médico.

Ainda segundo o profissional, os homens devem fazer o rastreio completo para diagnosticar a doença. “Todos os homens a partir dos 50 anos devem fazer o rastreio para o câncer de próstata, que é feito com o toque e PSA. Não é apenas um dos dois, são os dois. Os dois métodos se complementam. E para paciente que tem histórico familiar, parente de primeiro grau, como pai, irmão, avô, deve, começar o rastreio com 45 anos. Paciente da raça negra também deve começar o rastreio mais cedo devido à predisposição genética bem maior”, afirmou o urulogista Júnior Lustiago.

Redação do site da 98 FM