A 54ª CIPM vai implantar nesta quinta-feira (19) em Campo Formoso (BA) a Ronda Maria da Penha. O projeto criado pela polícia conta com a parceira do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A cerimonia de entrega prevista para às 15h terá a participação do comandante geral da PMBA coronel Anselmo Brandão.
Ao jornal 98 Notícias desta quarta-feira (18), o comandante major Edson Ramos Mascarenhas afirmou que cinco policiais e uma viatura vão ser disponibilizados exclusivamente para o trabalho em Campo Formoso (BA). O Creas dará suporte jurídico e psicossocial. Futuramente, o projeto poderá ser levado para Antônio Gonçalves e Pindobaçu, áreas cobertas pela 54ª CIPM.
Segundo o major, dos 10 assassinatos registrados este ano 3 foram feminicídios, um aumento de 30%. Além disso, das 53 cidades da região, Pindobaçu e Campo Formoso já estiveram em 4º e 10º lugares mais violentos, respectivamente. “Acontecem normalmente dentro da residência onde a Polícia Militar não alcança. (…) Denuncie, que os órgãos estarão à disposição para tomar a medida cabível”, disse o PM.
A Ronda Maria da Penha surgiu após o sucesso da Patrulha de Acompanhamento aos Vulneráveis do Estado (AVE) criada em outubro passado. Na época, eram cumpridas 60 medidas protetivas, hoje são 18. Os bairros considerados mais vulneráveis em Campo Formoso são o São Francisco e a área do Minha Casa, Minha Vida no Santa Luzia, segundo o comandante.
A chefe do departamento de proteção social, vinculado à secretaria desenvolvimento social, Neuracy Guimaraes, e a advogada do Creas, Débora Talita, também falaram da Ronda. “A implantação vai somar o nosso trabalho e nós conseguiremos alcançar todas as mulheres que são vítimas da violência em Campo Formoso”, afirmou Neuracy.
Confira no áudio:
{podcast id=2288}
Foto: Leandro Daniel
Redação do site da 98 FM Nuporanga
- 19 de outubro de 2017 0 comment