As poucas chuvas de verão, que tiveram início em novembro do ano passado, dividem opiniões e expectativas de agricultores familiares sobre a safra de frutas e legumes em Campo Formoso (BA).

Ao Jornal 98 Notícias desta segunda-feira (15), o agricultor e vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Campo Formoso (CMDS), Juvaldino Nascimento, afirmou que haverá colheita, apesar do pouco volume de água. “Tem chovido, e esse ano tem melhorado um pouco. Na região de Lages há uma perspectiva de safra de feijão, milho e mamona. (…)”, afirmou.

{podcast id=2537}

Os produtores e comerciantes dos povoados de Vanvana e Lagoa do Pastoreador em Campo Formoso (BA) disseram que ao contrário, chuvas em setembro fizeram foi prejudicar a safra.  “A produção de manga foi fraca e caju também. Antes saiam cinco caminhões por semana, hoje não sai nada”, disse o produtor Washington Luís.

 “A gente tirou quatro caixinhas de manga e acabou. E mais, a qualidade não é boa. (…) A jaca foi o contrário, esse ano vai ter muita até a Semana Santa”, afirmou o produtor Genival Souza.

{podcast id=2539}

Os agricultores aguardam mais chuvas até o término do verão.

 

Redação do site da 98 FM