O Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), situado em Senhor do Bonfim (BA), inaugurou na terça-feira (10), o laboratório de arqueologia e paleontologia. A cerimônia teve a participação de dezenas de estudantes e profissionais da instituição, entre eles o reitor José Bites, de representantes de órgãos públicos e da imprensa da região.

De acordo com Núcleo de Assessoria de Comunicação do Campus VII da UNEB, o espaço dispõe de seis salas para reserva técnica, curadoria, análise e restauro de achados numa área de 215 metros, e reúne acervo arqueológico do próprio campus, é o caso dos animais pré-históricos Preguiça Gigante e Mastodante, além de 46 mil achados que foram doados pela companhia EDF Renewables. O material foi encontrado durante a construção de 33 quilômetros da linha de transmissão do parque eólico Ventos da Bahia, nos municípios Mulungu do Morro e Cafarnaum.

A EDF também doou aproximadamente R$ 240 MIL para a ampliação do espaço.

Em entrevista ao Jornal 98 Notícias, a coordenadora do laboratório,  professora Cristiana Cerqueira, destacou a possibilidade de implantação de um curso de graduação em arqueologia após a ampliação do espaço de pesquisa.

Ganha com isso a universidade, ganha com isso a comunidade, porque a gente passou a ter um espaço completamente adequado para o desenvolvimento das pesquisas e guarda do acervo arqueológico, e também o outro espaço antigo a gente passa usar para exposições. (…) O reitor falou que vai fazer o possível para trazer a graduação para Senhor do Bonfim. A partir da graduação, a gente pode pensar em mestrado e doutorado na área de arqueologia”, comentou a arqueóloga.

 

Foto: Leandro Daniel

Redação do site da 98 FM