A Bahia é o quinto estado com mais donas de casa de famílias de baixa renda inscritas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, portanto, com a aposentadoria garantida, mesmo sem receber salário. Há quase um ano, desde que o benefício foi criado, são 15,965 mil mulheres que iniciaram o pagamento da contribuição, segundo o instituto.

O benefício é válido para quem tem renda familiar de até dois salários mínimos e esteja inscrita no Cadastro Único do Governo Federal, ou seja, já ter solicitado alguma vez benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo, mesmo sem ter recebido. A aposentadoria começa a ser paga quando a dona de casa completa 60 anos, mas, para isso, é preciso ter pago 15 anos de contribuição, que custa 5% do salário mínimo por mês, o equivalente a R$ 31.

Marcelo Santana, chefe do setor de benefícios do INSS, afirma que hoje não é possível antecipar o pagamento das contribuições. “A lei não prevê a antecipação. O pagamento tem que ser mensal até que se complete o ciclo da quantidade de contribuições exigida”, afirma. Além do valor mensal, a dona de casa que se aposenta tem direito a salário maternidade, auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.


Fonte: G1 Bahia