O programa Pró-Semiárido do Governo da Bahia vai destinar cerca de R$ 4mi para 36 povoados do município de Campo Formoso (BA) nos próximos meses. A ideia é viabilizar o desenvolvimento rural e melhorar o trabalho de assistência técnica e extensão em comunidades quilombolas, fundo e fecho de pastos e beneficiários do Bolsa Família.

“São dois convênios. Um é social que é pra parte de formação, aquisição de motocicleta e contratação de jovem, recursos para computadores, Datashow, livros, alimentação. (…) Já no produtivo, o recurso é convertido para caprinocultura, ovinocultura, fruticultura, apicultura, quintais agroecológicos, construção de cistinas, conjuntos de moto-forrageira, quites de irrigação, máquina de quebrar Ouricuri”. Disse o coordenador do Pró-Semiárido na região, Cleiton Lim ao Jornal 98 Notícias.

O recurso será repassado para as localidades por meio de associações, mas é monitorado pelas entidades que prestam a assistência técnica. Em Campo Formoso (BA) o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) é a entidade que faz presta o serviço.

O programa será executado até o ano de 2022 e visa também emitir a Declaração de Aptão ao Pronaf (Dap), Cadastro Ambiental Rural (Car/Cefir), título de terra, cisternas de captação de chuva e cisternas de calçadão e barragem subterrânea, ainda de acordo com o coordenador Cleiton Lim.

Além do repasse para Campo Formoso (BA), cerca de R$ 11mi vão ser divididos entre oito municípios do território do Piemonte Norte do Itapicuru, é o caso de Antônio Gonçalves (BA) e Pindobaçu (BA).

Todas as ações são articuladas por meio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) de Senhor do Bonfim(BA).

 

Confira no áudio:

{podcast id=2563}

Foto: Leandro Daniel

Redação do site da 98 FM