Editorial: Quem viveu as campanhas políticas das décadas passadas em Campo Formoso deve ter percebido uma evolução nas eleições 2016. Para um município que tem no histórico campanhas repletas de ataques difamatórios do início ao fim e violência, não é exagero afirmar que o nível dos embates cresceu.
Quem não lembra o quanto era difícil ouvir o programa eleitoral no rádio, os pronunciamentos de políticos e as “músicas” de campanhas veiculadas em carros de som? O eleitor campoformosense viu em 45 dias duas campanhas com a predominância da apresentação de projetos políticos. Claro que não foi um período de extrema calmaria, mas para um município conhecido pela política eleitoral complicada foi um avanço.
Ouviu-se nos bastidores do judiciário a seguinte declaração no fórum de Campo Formoso: “Pensei que seria Campo Formoso que me daria trabalho nestas eleições, mas pelo visto tem sido Antônio Gonçalves”.
Pela primeira vez foi possível fazer um debate na rádio 98 FM e o resultado reproduziu o nível da campanha. Cara a cara durante duas horas ao vivo, os candidatos ficaram sob a avaliação dos mais de 50 mil eleitores. Tanto o embate entre Elmo Nascimento e Rose Menezes quanto a organização do debate repercutiram muito positivamente.
Elmo mostrou-se um político que corresponde às expectativas do novo eleitor, com espontaneidade, sinceridade e transparência. Na entrevista após a derrota, reconheceu com ética a vitória de Rose. Disse ter se sentido vitorioso pela votação expressiva (19449 votos), com diferença de 1820 votos, e que não pretende levar nenhuma demanda à justiça, por ser contrário a judicialização de eleição.
A candidata Rose surpreendeu quem imaginava que ela não enfrentaria um debate e não captaria os votos obtidos em eleições passadas pelo irmão, o deputado estadual Adolfo Menezes. Mostrou equilíbrio e vontade de trabalhar. Foi acreditada por 21269 eleitores, vencendo a disputa.
Rose Menezes terá pela frente o desafio de tirar o município da estagnação, gerada principalmente pelo entra e sai de prefeitos na base do tapetão. Torcemos por uma boa gestão e dias melhores para todos os campoformosenses.
Direção da radio 98 FM
- 6 de outubro de 2016 0 comment
