Representantes de entidades sociais, comitê, universidades, empresas estatais, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e consórcio Hydros Geohidro e Engeplus discutiram ontem (01), no auditório do colégio Augusto Galvão em Campo Formoso (BA) os últimos detalhes para a votação do plano da bacia hidrográfica do rio salitre.

Se o plano for aprovado no próximo dia 15 na localidade de Junco, zona rural de Juazeiro (BA), o governo da Bahia viabilizará recursos para melhorias no fornecimento de água, recuperação de rios e barragens, combate ao desmatamento em nascentes de rios e outras demandas dos municípios envolvidos, entre eles Campo Formoso (BA).

Em entrevista ao jornal 98 Notícias, a representante do consórcio Hydros Geohidro e Engeplus, Roseane Paleazini, disse que a elaboração do plano de bacias e as discussões foram muito satisfatórias ao longo de 1 ano. “Nós estamos muito satisfeitos e felizes com o desenvolvimento do trabalho (…)Tivemos um processo de participação social muito intenso”, disse Paleazini. Ainda segundo a profissional, o resultado das oficinas, plenárias e análises técnicas serão brevemente disponibilizadas para a população no formato de cartilha, além do site do Inema. 

Já a representante do Inema Daniela Blinter afirmou que após a aprovação do plano, o comitê do Salitre a partir do próximo ano irá gerir os recursos e todas as próximas atividades. “O o consórcio acaba seu trabalho e vai passar o plano para o comitê (…)”, falou Blinter. Ela disse também que a proposta apresentada pelo consórcio está de acordo com questões técnicas e com a realidade dos municípios da bacia.

{podcast id=2146}

O presidente do comitê do Rio Salitre, Manoel Ailton, comentou sobre as principais fragilidades ambientais da região. De acordo com ele, a prefeitura de Campo Formoso (BA) perdeu uma vaga na entidade por não comparecer nas atividades propostas.”Mandamos ofício, falei várias vezes no Conselho de Meio Ambiente (…).Então, a prefeitura de Campo Formoso infelizmente já foi substituída, está fora do comitê”, afirmou o presidente.

{podcast id=2153}

A reportagem da 98 FM manteve contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, mas não obteve nenhuma informação oficial sobre a exclusão da vaga da gestão do município na composição do comitê do Rio Salitre.

 

 

Foto: Leandro Daniel

Redação do site da 98 FM