Vários moradores do povoado de Caraíbas, na zona rural de Campo Formoso (BA), fizeram um protesto nesta terça-feira (02), após a Prefeitura embargar a construção de uma adutora de água do governo da Bahia.
Em entrevista ao Jornal 98 Notícias, os manifestantes disseram que não tiveram resposta da gestão municipal sobre o motivo da suspensão da obra.
“A gente quer uma resposta o mais rápido possível porque nós precisamos de água”, afirmou Antônio Silva; “Nosso protesto vai continuar até a gente ter uma resposta concreta porque tem que ter uma respostas para a população para o ver o que aconteceu“, comentou Catarino Ribeiro.
Em entrevista ao 98 Notícias, o secretário de Meio Ambiente Renato Kennedy, o secretário de infraestrutura Pedro Dias e o procurador jurídico Gutemberg Ferreira disseram que a Prefeitura suspendeu porque a empresa terceirizada responsável pela obra não apresentou documentos para a emissão da licença ambiental.
“Em momento nenhum, a empresa Hidrovale Engenharia representada pelo sócio, o senhor Mateus Ribeiro deu entrada no pedido de licenciamento ambiental. O que ele pediu foi uma declaração de inexigibilidade relativa a comércio varejista de material hidráulico. Subentende-se aqui que isso é para uma casa de material de construção
que vai vender canos, que vai vender ferramentas relacionadas à construção à rede de água (…) A empresa tem que procurar a secretaria [de Meio Ambiente] e informar o que é que eles realmente vão fazer (…)apresentar os documentos necessários, apresentar a vazão“, afirmou o secretário Kenedy.
Ainda segundo as informações da Prefeitura, durante a execução da obra, a empresa teria danificado parte da tubulação antiga. “Esse dano na rede já existente que o município que fez há quatro meses tá prejudicando o pessoal de Caraíbas“, disse o procurador Gutemberg.
Segundo os representantes da gestão municipal, o prefeito Elmo (UB) iria se reunir nesta terça-feira com a presidência da Embasa em Salvador (BA) para discutir soluções para o impasse.
Redação do site da 98 FM de Campo Formoso (BA)
- 3 de abril de 2024 0 comment