O Ministério da Saúde publicou uma nota técnica na semana passada sobre a suspeita de casos de surto de botulismo em três municípios da Bahia, sendo eles, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Ribeira do Pombal.

Duas pessoas foram a óbito. De acordo com a nota data publicada no dia 19 de setembro, quatro casos foram registrados em Campo Formoso, um dos pacientes morreu. Ele residia no povoado de Pilões.

Ainda segundo as informações, os dois primeiros casos foram revelados no dia 17 de setembro, em Campo Formoso. Conforme o Ministério da Saúde, dos cinco pacientes confirmados para a doença, a suspeita é de que quatro teriam ingerido mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas.

Segundo informações do G1 Bahia, entre as seis notificações deste ano, três são relativas a pacientes que seguem internados no instituto Couto Maia, em Salvador. Um paciente já recebeu alta médica.

Ainda segundo uma publicação do G1, de 2014 foram registrados 16 casos suspeitos de botulismo na Bahia. No ano passado, foram dois registros, segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O botulismo é uma doença grave, com alta letalidade, rara e não contagiosa. Ela é causada pela ação de uma forte toxina produzida pela bactéria clostridium botulinum. Essa toxina pode entrar no organismo humano por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados. Mesmo pequenas quantidades podem causar intoxicação grave rapidamente.

De acordo com as informações, a doença afeta o controle motor e, por essa razão, pode levar a diversas complicações. Ela pode levar à insuficiência respiratória, que, no geral, é a forma mais comum de morte causada por botulismo. Profissionais de saúde alertam que todas as formas de botulismo podem matar se não tratadas adequadamente, e são consideradas emergências médica e de saúde pública.

Conforme o G1, no Brasil, a maioria dos casos notificados está diretamente relacionada à contaminação alimentar. A melhor prevenção está nos cuidados com o preparo, consumo, distribuição, comercialização de alimentos e, claro, na higiene dos alimentos e das mãos.

A respeito desse assunto, a equipe de jornalismo da 98 FM manteve contato com a Secretaria de Saúde de Campo Formoso, e aguarda o retorno de algum representante da pasta para falar da situação.

Redação do site da 98 FM de Campo Formoso (BA)