Profissionais de saúde e representantes de vários segmentos participaram na quinta-feira (16) e nesta sexta-feira (17) da 6ª Conferência Municipal de Saúde realizada no Centro Cultural Rômulo Galvão de Carvalho, em Campo Formoso (BA). O objetivo foi discutir a criação de políticas públicas e melhorias dos serviços já existentes.

É um momento muito importante onde as diretrizes vão surgir e são nas conferências em que se criam as políticas públicas de desenvolvimento de uma nação”, afirmou o secretário de saúde Paulo Henrique em entrevista à reportagem da 98 FM.

Uma das palestrantes foi a enfermeira e representante do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Maria Luiza Campelo. Em entrevista ao 98 Notícias, a profissional destacou a crise na regulação de pacientes no estado.

A gente precisa pensar o que está levando as pessoas a ficarem numa fila esperando para terem seus atendimentos de serviços. Muitas dessas demandas vêm de causas externas como acidente de trânsito, motociclista, carro, violência, e a gente precisa pensar como a gente ameniza essas causas para que a gente possa evitar que essas pessoas em necessidade de serviços mais complexos, que hoje são o grande gargalo”, disse Campelo.

Os trabalhos da conferência foram divididos em quatro eixos temáticos. Após a votação em plenária dos principais temas, eles serão encaminhados para a conferência estadual de saúde que irá ocorrer em Salvador (BA), e posteriormente as discussões serão no âmbito nacional.

Redação do site da 98 FM de Campo Formoso-BA