A prefeitura de Campo Formoso (BA) publicou nesta sexta-feira (08) o decreto 082/2020 que suspende durante os próximos 15 dias os transportes intramunicipal e intermunicipal com destino aos povoados de Brejão da Caatinga e São Tomé, além da feira livre.

 

A decisão foi tomada um dia após o vizinho município de Mirangaba (BA), que faz limite com São Tomé, confirmar a contaminação de duas pessoas pelo Novo Coroavírus (Covid 19).

 

Um dos artigos do decreto determina que “os estabelecimentos comerciais essenciais devem higienizar, quando do inicio das atividades e após cada uso, durante o período de funcionamento, as superfícies de toque (carrinhos, cestos, cadeiras, maçanetas, corrimão, mesas, bancadas, máquinas de cartão de crédito/débito, entre outros), preferencialmente com álcool em gel 70% (setenta por cento) ou água sanitária”, menciona.

 

Ainda de acordo com o documento que está disponível no site da prefeitura, os deslocamentos de transportes das duas localidades “só estão autorizados se forem por motivos de saúde, próprios e de terceiros, designadamente para obter ou facilitar assistência em hospitais, clínicas, postos de saúde e outros estabelecimentos do mesmo gênero”, define.

 

O secretário de saúde de Campo Formoso (BA), Charles Farias, deu detalhes ao Jornal 98 Notícias nesta sexta-feira (08), sobre o levantamento feito em São Tomé na quinta-feira (07). De acordo com ele, a secretaria de saúde de Mirangaba (BA) comunicou oficialmente a testagem e confirmação dos dois.

 

“Foi feito um teste rápido, mas também foi feito uma sorologia. Muito provavelmente esse caso não será considerado um caso negativo. então teremos apenas a confirmação pelo laboratório central do estado, mas eu não posso esperar esta confirmação do Laboratório central para tomar medidas”, declarou Charles.

 

O secretário Charles reforçou a necessidade das comunidades Brejão da Caatinga e São Tomé cumprirem as medidas adotadas até o dia 21 de maio.

 

“Essa pessoa teve contato com pelo menos 80 pessoas, então pensando nos prováveis contatos, optamos por fechar. É uma espécie de lockdown bem reduzido. Então, Brejão da Caatinga, São Tomé e adjacências nós já temos não só o decreto, mas a recomendação de que não venha o transporte, de que funcione só os essenciais nestas comunidades, de que as pessoas de outras localidades não vão a São Tomé, principalmente, e de que as pessoas guardem-se em casa neste período inicial [sic]”, disse o gestor de saúde.

 

Confira no áudio:

 {podcast id=5130}

Foto: rede social/Brejão da Caatinga

Redação do site da 98 FM