A coleta de informações que servirá para a elaboração do plano de saneamento básico do município de Campo Formoso (BA) foi iniciada esta semana. O objetivo é ouvir demandas e sugestões da população através de oficinas realizadas pela plataforma Teams, na internet, durante esta etapa. O trabalho é conduzido pela empresa Cobrape.

A iniciativa é custeada e tem o acompanhamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRSF) com o apoio técnico da empresa Peixe Vivo e a participação indireta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre.

Após aprovação no poder legislativo municipal, o plano de saneamento vai virar lei e irá estabelecer ações e diretrizes sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, tratamento das águas fluviais, além de limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos pelos próximos 20 anos.

Em entrevista ao Jornal 98 Notícias desta quarta-feira (19), a coordenadora de contratos da Cobrape, Raíssa Vitareli Assunção Dias, afirmou que o município tem até 31 de dezembro de 2022 para construir o plano, caso contrário, terá dificuldades em obter investimentos  para obras.

“Pode haver algumas restrições de financiamento para serviços em obras relacionadas a estes eixos, principalmente do governo federal”, disse a coordenadora Raíssa.

A representante da Cobrape informou também que um dos objetivos do plano é propor a criação de um sistema de informações consolidadas.

A segunda etapa do trabalho executado pela Cobrape será a realização de uma conferência municipal com a participação da população e esferas do poder público em Campo Formoso.

Iniciada na segunda-feira (17), a 1ª rodada de oficina setorial do plano municipal de saneamento básico de Campo Formoso (BA)  ouvirá moradores da região de Araras nesta quinta-feira (20), e será encerrada na sexta-feira (21) com os representantes de de Lage dos Negros.

 

Redação do site da 98 FM