O Fórum Permanente de Campo Formoso (BA) discutiu ontem (26) a implantação do INSS Digital nas unidades da microrregião de Senhor do Bonfim (BA). O projeto do órgão federal visa agilizar a concessão de qualquer pedido de beneficio social.

Em entrevista ao Jornal 98 Notícias desta terça-feira (28), o assistente social da Previdência Social, Jamerson Santos, disse que o novo sistema vai dispensar entrega de cópias de documentos nas agências, bem como acaba com correspondências enviadas pelos correios. Além disso, os benefícios solicitados passam a ser acompanhados por e-mail, aplicativo ou pelo telefone 135.

“Desde outubro não trabalhamos mais com processo físico. Leva-se o documento original, ele vai ser digitalizado, e protocolado o requerimento. (…) Aquele processo vai distribuído para algum servidor, que internamente vai fazer análise do requerimento e vai lhe dar uma solução.”, disse o assistente.

Ainda segundo o profissional, o INSS vai firmar parcerias com sindicatos, secretarias municipais e cooperativas para acelerar os trabalhos na fase inicial de cada requerimento feito pelo cidadão. A primeira entidade de Campo Formoso (BA) é o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf).

“O Sintraf deixa de ser parceiro para ser um conveniado. (…) Enfim, qualquer entidade da sociedade civil que esteja legalmente instituída pode firmar um convênio com o INSS e passar a ser o receptor dos requerimentos daquela população alvo dos serviços”, afirmou o assistente Jamerson.

 

 

Foto: Leandro Daniel

Confira no áudio:

{podcast id=2666}

Redação do site da 98 FM