Agricultores familiares e produtores rurais devem efetuar a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) até 30 de setembro por intermédio de sindicatos da categoria ou empresas que prestam serviços de contabilidade.

Em entrevista ao 98 Notícias desta quinta-feira (18), o técnico em agrimensura Luciano Ramos, explicou que a propriedade com até 50 hectares está isenta de pagar algum valor, porém se a área for superior, o dono deverá pagar a declaração. “Acima de 50 hectares gera imposto, com multa a partir de R$ 50 ”, disse.

Ainda segundo o técnico, o ITR é exigido em vários órgãos públicos durante a solicitação de serviços. “Os órgãos oficiais como Previdência Social, bancos, a exemplo do Banco do Nordeste, cartórios, cadastro da Dap exigem que esta declaração esteja em dia”, disse Luciano.

Ainda segundo Luciano, não há previsão de prorrogação de prazo. “Como passou o período da pandemia, não houve prorrogação, sempre foi o prazo de agosto a setembro”, disse.

Para emitir o ITR pela primeira vez, é fundamental apresentar documentos pessoais a exemplo de RG e CPF, além de outros que comprovem a posse da terra, é o caso do Cefir.

Redação do site da 98 FM