A unidade do Hemoba situada em Senhor do Bonfim (BA) sinalizou na segunda-feira (10) que é bastante crítica a situação dos estoques de bancos de sangue, o que poderá prejudicar o atendimento a pacientes da microrregião que dependem de doações.

Em entrevista ao 98 Notícias, a médica drª Dailma Lopes disse que o Hospital São Francisco está entre as unidades de saúde que podem ser afetadas.

Vai chegar um momento em que a gente vai solicitar bolsa do Hemoba e não vai ter disponível. Os estoques estão críticos como nunca houve, então o hospital faz este apelo à comunidade de Campo Formoso, às igrejas, à Policia Militar, todos aqueles que se sensibilizarem com essa ação social, doadores  ou não doares compareçam à unidade do Hemoba Senhor do Bonfim, façam doação”, afirmou a médica Dailma.

Ainda de acordo com o hospital, a busca por bolsas de sangue aumentou cerca de 300% nos últimos dias, porém o número de doações caiu. O tipo O negativo é o mais escasso no momento.

Ao 98 Notícias, o prefeito Elmo Nascimento (UNIÃO), disse na segunda-feira (10) que vai disponibilizar transporte gratuito para pessoas de Campo Formoso que queiram doar sangue em Senhor do Bonfim.

Nós vamos estar através dos postos de saúde cadastrando as pessoas e disponibilizando veículos para trazerem até Campo Formoso e de Campo Formoso para Bonfim para fazer doação de sangue (…) A partir de quinta-feira a gente vai estar com tudo organizado”, falou o gestor.

Outra medida que a Prefeitura pretende adotar para estimular a doação de sangue é a elaboração de um projeto de lei que aumente a duração de férias para servidores públicos que contribuírem com o Hemoba.
O servidor público cada vez que doar vai aumentar um dia nas férias dele. Se ele doar três vezes por ano, conforme sua saúde, ele vai ter três dias a mais nas férias”, comentou Elmo.

Redação do site da 98 FM