O Hospital São Francisco começou nesta segunda-feira (16), a colocar em prática medidas do Plano de Contingências elaborado em parceria com a secretaria municipal de saúde de Campo Formoso (BA) para evitar a contaminação do coronavírus.

Em entrevista ao Jornal 98 Notícias, o diretor unidade de saúde, Dr. Renato Jaime Filho afirmou que uma delas é proibir a visita aos pacientes internados. Já em relação aos casos de gripe, a pessoa deverá passar inicialmente por um posto de saúde.

Foram suspensas as visitas ao hospital aquelas duas ao dia por medida de contenção de propagação do vírus. Lógico que as pessoas que tem necessidade de estarem com um acompanhante essas pessoas continuarão tendo seus acompanhantes. (…) O hospital não vai dar a primeira assistência do coronavírus ou de qualquer tipo de infecção respiratória. O hospital vai ficar num segundo plano, referenciado dos postos municipais”, afirmou.

Ainda segundo o gestor, nesta segunda-feira, uma paciente foi atendida no hospital com gripe, e embora houvesse sintomas similares ao do Covid -19, a suspeita de contaminação foi descartada.  Mas, a pessoa passará por exames.

” É uma pessoa que veio de Feria de Santana com sintomas gripais, com queixa de sintomas respiratórias, com um pouco de dispneia, mas o caso não se enquadra na questão do caso de suspeito porque esta pessoa não teve contato direto com nenhum paciente que tenha atestado positivo, e lógico que temos que colocar protocolo de isolamento, e proceder a coleta do material”, declarou o diretor do Hospital São Francisco.

A coordenadora municipal da Vigilância em Saúde, Carla Guimarães, também se manifestou sobre o caso.

Um alarde causado por Fake News. Não existe em Campo Formoso nenhum caso suspeito de coronavírus. Quando tivermos qualquer novidade de notificação acerca de um caso de coronavírus nós imediatamente repassaremos aos setores de comunicação responsável”, afirmou.

 

Confira no áudio:

{podcast id=4959}

Redação do site da 98