Moradores do povoado de Tombão de Cima I, próximo ao distrito de Poços, na zona rural de Campo Formoso (BA), fizeram um protesto nesta segunda-feira (16), contra o descarte e queima de lixo em um terreno que fica próximo às margens da rodovia BA 220.

Esse protesto é pra evitar esse descarte de lixo, essa queima de lixo aqui. Muitas vezes tem vindo lixo tóxico, tem mutias pessoas já prejudicadas de saúde. A minha esposa essa semana, numa queima que teve ai, o lixo com o odor muito forte e a fumaça chegou até em casa a ponto de ela ter necessidade de passar pelo médico”, falou o morador “Luiz Paulo Batista;”Minha mãe está com problema respiratório. O único ar que a gente respira é essa fumaça(…) É uma briga de muitos anos, já recorremos fizemos de tudo, já fui na prefeitura, e até hoje a gente nao conseguiu“, disse outro manifestante, Adenilton Lopes da Silva.

Foto: Leandro Daniel

Foto: Leandro Daniel

O secretáriode infraestrutura André Custódio afirmou que o local é autorizado para o descarte exclusivo de material orgânico. “Queima não é algo legal. Isso aí é alguém que tá entrando e colocando fogo(…)Lá nao é um lixão, é um local de descarte de lixo de poda, resto de material, o lixo da cidade é descartado no lixão depois de Caraíbas“, disse o represenante da Prefeitura.

Ainda segundo o secretário, a empresa Limp City, responsável pela limpeza da cidade, já teria feito um acordo com os moradores. Com o bloqueio, um representante dela iria ao local para negociar a liberação da entrada da área para o descarte de material orgânico.“Fizeram um acordo.Não sei porque, amanhaceu fechado hoje, mas liguei para empresa para ir lá pra ver o que tá aacontecendo e que negocie com o pessoal, se não resolverem, aí entrarei em ação“, disse André.

Redação do site da 98 FM de Campo Formoso (BA)