A Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), que é mantida pela parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), publicou um artigo científico nessa quinta-feira (1) em que destaca as potencialidades do município de Campo Formoso (BA) para o desenvolvimento do turismo sustentável de grutas atreladas ao uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

Com o título “Roteiro das grutas de Campo Formoso(BA): TIC e as possibilidades para o turismo sustentável”, o estudo apresenta informações sobre as cavernas Toca da Boa Vista e Toca da Barriguda, com 114 km e 35 km, respectivamente, consideradas as maiores em extensão em todo o território brasileiro, conforme o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), e aponta a tecnologia Realidade Aumentada (RA) e a Internet de 5ª Geração (5G) como possibilidades para gerar renda, valorização sociocultural e educação ambiental na região.

O artigo é o resultado de uma pesquisa científica realizada entre os anos de 2021 e 2023 pelo campo-formosense Leandro dos Santos Daniel durante o curso de mestrado em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido da Universidade Federal do Vale do São Franciso (Univasf), Campus de Petrolina (PE).

A RBEcotur, que é mantida pela parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), publica pesquisas de várias regiões do Brasil a cada trimestre.

Em entrevista ao 98 Notícias desta sexta-feira (2), o pesquisador Daniel, que também é repórter da rádio 98 FM de Campo Formoso (BA), afirmou que o artigo contém uma proposta de plano de ação para o poder público local fomentar o espeleoturismo.

Repórter Leandro Daniel. Foto:Leandro Daniel.

Repórter Leandro Daniel. Foto: Leandro Daniel.

A proposta contém três eixos. O Eixo 1 aborda o planejamento para modernização do turismo de Campo Formoso e otimização da infraestrutura; o Eixo 2 trata da sensibilização, mobilização e educação ambiental das comunidades, e o Eixo 3: marketing da cidade e dos seus recursos turísticos (…) Enfim, pode ser considerado como norte para gestores públicos”, disse Daniel.

Além da publicação na Revista Brasileira, Leandro Daniel foi um dos homenageados na Feira Literária Cravo Roxo de Campo Formoso (BA) nessa quinta-feira (2).

Redação do site da 98 FM de Campo Formoso (BA)