A reportagem do jornal 98 Notícias da 98 FM esteve no novo garimpo que começa a surgir no povoado de Mulungu, região de Lages dos Negros, a 100 km da sede de Campo Formoso (BA). 

No local de fácil acesso há aproximadamente 60 pessoas, entre garimpeiros e produtores rurais, que montaram acampamento. Pessoas que vêem no garimpo, expectativas de melhores condições de vida. “Nossa intenção é ajudar o pessoal mais humilde, não aceitamos aqui maquinário pesado, não queremos que cortem ouricurizeiros, e madeira de leite. A intenção é melhorar a região, pra mim, e pra todos.” disse o senhor Jesonias Amâncio ao repórter Marcone Nunes.

Niní, como é conhecido, administra a mina em nome dos familiares proprietários. Ele diz que não será permitida a presença de muitas pessoas no garimpo.. “Não vamos abrir mão para muitos explorar, porque vai destruir a natureza e vai me dar trabalho para cobrir os buracos”, falou o garimpeiro.

Segundo Niní, o garimpo surgiu quando ele viu uma pedra de cristal rutilado em um buraco antigo, já existente na propriedade, descoberto por ele.

A reportagem também ouviu Isaque Cirilo, garimpeiro experiente de Campo Formoso que estava no local, e falou que o rutilo encontrado até agora ainda é muito fraco, e o valor comercial é baixo. “O rutilo é muito fraco, pode ter uma boa expectativa, mas precisa ser produzido em grande quantidade”, afirmou. Confira o áudio:

 

 {podcast id=2350}

 Redação do site da rádio Nuporanga 98 FM

Foto: Equipe do 98 Notícias