A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) inicia nesta quarta-feira (01) a campanha contra a febre aftosa em todo o estado. Nessa segunda etapa a meta é imunizar cerca de 3,5 milhões de bovinos com até dois anos de vida. Na microrregião de Senhor do Bonfim (BA) a gerência do órgão pretende vacinar quase 1300 animais até o dia 30 de novembro.

Em entrevista ao jornal 98 Notícias desta terça-feira (31), a fiscal da Adab, Luciana Teixeira, afirmou que parte dos 28 mil animais de Campo Formoso (BA) cadastrados na gerência precisam ser vacinados também.

Além de imunizar o gado, o produtor precisa fazer a declaração em um dos postos vinculados à Adab até o dia 15 de dezembro. “Todos os produtores precisam comparecer para fazer a atualização cadastral, mesmo não tendo animais na faixa de vacinação”, disse a fiscal.

Em Campo Formoso (BA) o escritório do órgão estadual fica situado na avenida Juca Marques, centro da cidade.

A multa para quem não vacinar e nem declarar fica em torno de R$ 50 por cada animal.

Segundo a Adab, a Bahia está livre da febre aftosa, mesmo assim, a mobilização sempre irá acontecer. Além do mês de novembro, o órgão promove a campanha maio e chega a atingir todas as faixas etárias dos animais.

 

 

Confira no áudio:

{podcast id=2333}

Redação do site da 98 FM