Quatro técnicos contratados pelo governo da Bahia estão fazendo gratuitamente o Cadastro Ambiental Rural (CAR), conhecido por Cefir, em povoados de Campo Formoso (BA). No momento, mais de 1700 agricultores são contemplados, mas a existe a possibilidade da cota aumentar, segundo representantes do projeto.

A entidade que intermedia o projeto do governo da Bahia no município é o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf). Em entrevista ao Jornal 98 Notícias de hoje (06), o representante do Sintraf, Juvaldino Nascimento, afirmou que é necessário o agricultor apresentar documentos pessoais como RG e CPF e da propriedade durante a coleta de informações e medições da terra.

A entrega do documento poderá ser feita em breve. De acordo com Juvaldino, alguns agricultores ainda resistem à visita dos técnicos.

O objetivo do cadastramento é coletar informações das áreas de preservação permanente e das áreas produtivas. Quem não foi inserido na cota de gratuidade terá de contratar uma empresa particular autorizada pelo Inema para medir a propriedade e emitir o documento. O prazo venceria este mês, mas foi prorrogado até maio de 2018.

 

Confira no áudio:

{podcast id=2432}
Redação do site da 98 FM

.