Os moradores de povoados próximos a Curral Velho, zona rural de Campo Formoso (BA), fazem protestos desde ontem (14) contra produtores de verduras por conta do uso irregular da água do Rio Salitre.

Nesta terça-feira (15), houve bloqueio na estrada do povoado de Passagem do Sargento, no limite de Campo Formoso (BA) com Juazeiro (BA). Ontem os manifestantes impediram a passagem de veículos para os povoados de Baixinha e Abreus.

Ao Jornal 98 Notícias, o manifestante Romário Arcanjo de Souza afirmou que os moradores já tentaram negociar com os produtores a distribuição adequada da água, mas não houve sucesso.

“O objetivo não é impedir os produtores de plantarem, e sim diminuir o plantio. (…) A gente já fez reuniões com os produtores de Pacuí para se criar uma tabela de dias para ligar a bomba, mas isso não está resolvendo. (…) Não tem água nem pra tomara banho, e a gente está pedindo apoio ao Inema, Ibama e prefeitura. O protesto não tem previsão de parar”, disse Romário.

{podcast id=3762}

O comitê da Bacia hidrográfica do Rio Salitre também se manifestou sobre o conflito nesta terça-feira. “Tudo tem de ser equacionado para o melhor uso. Os órgãos têm essa preocupação, porém ainda falta muito empenho deles. O próprio plano da bacia do Salitre feito no ano passado apontou uma defasagem entre a demanda e a oferta de água. (…) O Inema já esteve lá em reuniões e foi ameaçado”, disse o presidente da entidade, Manoel Ailton.

{podcast id=3760}

O secretário executivo de infraestrutura do município, Vicente Gominho, afirmou que na próxima quinta-feira (17) irá visitar as localidades e irá fazer a instalação do novo sistema de água. “Vou com ajuda da Cerb no sentido de montar um sistema de Abreus e acabar de vez com essa situação. Já em Baixinha vou ver o que pode estar acontecendo”, disse Gominho.

{podcast id=3759}

 

 

Foto: redes sociais

Redação do site da 98 FM