A coordenação de Endemias, vinculada à Secretaria de Saúde de Campo Formoso (BA), informou nesta quinta-feira (16), ao Jornal 98 Notícias que o município contabilizou 56 notificações de dengue ao longo do ano de 2019. Do total, 35 suspeitas foram registradas no povoado de Curral Velho, em dezembro.

 

Ainda segundo o balanço, seis casos foram confirmados, logo após resultados de exames feitos no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Governo da Bahia.

 

Em entrevista, o coordenador Arismário Rodrigues disse que o Levantamento Rápido de Índice de Aedes Aegypt (Lyra) é de 3,9 no município, o que corresponde a médio risco de infestação.

 

“A partir do momento em que a gente comprar esta briga, se a população entender de sua responsabilidade ao combate Aedes Aegypt, Campo Formoso tem toda probabilidade de continuar sem ter um surto desta doença”, disse o coordenador Arismário à reportagem da 98 FM.

 

O responsável pela pasta de Endemias relembrou também alguns dos cuidados básicos para evitar a reprodução do mosquito. “Elimine todo e qualquer objeto que possa acumular água, usem reservatório com tampa e mantenham sempre fechadas”, indiciou.

 

 

Redação do site da 98 FM