Comerciantes de Campo Formoso (BA) foram ouvidos no jornal 98 Notícias desta quarta-feira (08) sobre o novo decreto da prefeitura do município. Eles relataram como têm sido o comportamento da população com as medidas que vêm sendo adotadas na pandemia do novo coronavírus.

O novo decreto só foi divulgado depois das 17h desta terça-feira (07) quando chegou ao fim o lockdown de sete dias. Os comerciantes e consumidores já tiveram que cumprir as determinações nesta quarta-feira, mas muitos só ficaram sabendo das medidas no decorrer da programação da 98 FM de hoje, principalmente os que moram nos mais de 160 povoados do município. Ainda assim, o jornalismo da 98 FM não conseguiu entrevista com a prefeita Rose Menezes para detalhar as medidas, nem com o secretário de saúde, Charles Farias.

Na matéria feita pelo repórter Marcone Nunes, comerciantes reclamaram das decisões tomadas em cima da hora e opinaram que abrir o comércio em três dias da semana aglomera mais ainda pessoas. “As pessoas que viriam em um dia virão em dobro no outro”, disse a comerciante Bruna Serafim. “Se é para ser assim três dias, é melhor fechar a semana toda ou abrir todos os dias”, disse o comerciante Juvenal Torres. Diferentemente de outros municípios e estados do país, Campo Formoso tem feito a flexibilização das medidas restringindo dias e não setores do comércio.

As decisões têm sido tomadas em meio ao crescimento do número de casos no município. Hoje, o número chegou a 230 infectados (133 ativos) e duas mortes por causa da Covid-19.

A Rádio 98 FM permanece sempre à disposição para esclarecimentos da prefeitura, cumprindo assim o princípio jornalístico de ouvir todos os lados envolvidos.

Confira a entrevista:

 {podcast id=5327}

Redação do site da 98 FM