Estudantes do Colégio Estadual Quilombola José Luiz de Lages dos Negros se manifestaram em redes sociais e apontaram que foram alvos de atos de racismo durante os jogos escolares realizados pela Secretaria Municipal de Educação durante esta semana na cidade de Campo Formoso (BA).
Em entrevista ao 98 Notícias desta sexta-feira (09), o diretor Íris Luan detalhou que já começou a apurar o caso desde a terça-feira (06) e repassou para a organização do evento, após os alunos utilizarem cartazes em protesto às agressões.
“Sentei com a organização ao final do evento, passei para eles o porquê estava tendo os cartazes, eles disseram que não sabiam, e que atenderam prontamente nossa denúncia (…) Depois dos jogos, sentei com os alunos para apurar tudo e também tomar medidas de combate ao preconceito”, disse o diretor Íris.
O responsável pelo Departamento de Esportes, vinculado à Secretária de Educação, Fábio Vieira afirmou que a situação está em análise e poderá excluir o aluno ou a escola que cometeu atos de racismo.
“Alguém jogou uma casca de banana no pessoal, e eles se sentiram ofendidos. Já outras pessoas disseram que estavam chamando por nomes pejorativos, aqueles nomes que ninguém gosta de ser chamado (…) Mas, a gente ainda está marcando uma reunião com todos os professores para que a gente possa estar apurando, e a escola ou aluno que fez esse ato de racismo vai ser eliminado dos jogos escolares”, declarou Fábio.
Não foi revelado o nome do aluno que fez as provocações racistas, e nem da escola em que ele estuda.
O diretor Íris Luan também reforçou que sempre trabalha com palestras no colégio de Lages para alertar os estudantes a identificar provocações de cunho racista.
“A gente trabalha a temática tanto de racismo, quanto de injúria racial, qualquer forma de preconceito, a gente faz palestras, faz atividades, por isso quando acontece uma situação dessas, eles prontamente identificam a situação“, destacou o diretor Luan.
O Colégio Estadual Quilombola José Luiz conquistou os primeiros lugares no futsal masculino e feminino, foi campeão no society feminino e ficou em segundo lugar no society masculino. Além disso, garantiu a premiação no handebol feminino e foi vice-campeã no masculino.
Redação do site da 98 FM
- 10 de setembro de 2022 0 comment