Os agricultores familiares de todos os municípios brasileiros que têm a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) vencida antes de março de 2022 devem fazer a migração para o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para acessar políticas públicas, entre elas empréstimos em bancos públicos.
Em entrevista ao Jornal das 7 desta quinta-feira (18), o secretário de Formação do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), Rogério Santos Gomes detalhou quais são os documentos necessários para emitir o CAF.
“Todas das que venceram no dia 8 de março de 2022 pra cá, estão válidas por mais um ano (…) Só vão vencer em março de 2024(…) Os documentos para o CAF são CadÚnico, documentos pessoais e documentos de terra”, afirmou o representante do Sintraf.
O representante do sindicato de agricultores também explicou a diferença do sistema da DAP para a CAF. “A DAP, tudo que você declarava, quando vinha fazer nova Dap ela não existia mais no sistema. O CAF dá toda documentação e toda a sua renda no sistema de forma permanente”, disse.
Ainda segundo Rogério, em Campo Formoso o Sintraf é a única entidade autorizada a fazer o CAF em Campo Formoso.
Redação do site da 98 FM de Campo Formoso (BA)
- 19 de maio de 2023 0 comment