O município de Campo Formoso (BA) completa neste sábado (28), 138 anos de emancipação política e administrativa. Para comemorar a data a prefeitura realizou uma programação pela manhã na praça da Bandeira com a participação de representantes políticos, de empresas, comando da Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e população.

Houve hasteamento da bandeira na sede da prefeitura, recital em cordel, apresentação da orquestra do Ponto de Cultura do Grupo Culturat e desfile da banda de Fanfarra do município (FamCaf).

Em entrevista ao Jornal 98 Notícias, o vice-prefeito Ismael Pereira destacou as riquezas. “Campo Formoso é o quinto maior município da Bahia em território, somos o maior produtor de sisal do mundo, somos o maior produtor de cromo da América Latina, temos a Toca da Boa Vista como a maior do Hemisfério Sul do planeta (…) e isso nos orgulha, e especialmente porque estamos vivendo um novo tempo”, disse.

O diretor-presidente da rádio 98 FM, José Veras de Carvalho, também comentou sobre as riquezas e história da cidade. Já a comandante da 54ª CIPM, Major Ivana Almeida, falou da pacificidade existente em Campo Formoso. “É sim um município de pessoas ordeiras, que obedecem, e vamos continuar assim, e aqueles que desviarem desse caminho estamos aqui com o braço forte para fazê-los  voltar”, afirmou a policial.

O historiador José Carlos Martins também relembrou fatos importantes e atores envolvidos durante a conquista da emancipação política e a elevação para o posto de cidade. “Foi uma longa espera de quase duzentos anos entre a elevação de freguesia e a emancipação política administrativa (…). E só em 28 de julho de 1880 Campo Formoso se desligou de Senhor do Bonfim”, contou.

 

 

Foto: Leandro Daniel

Redação do site da 98 FM