A prefeitura de Campo Formoso (BA) resolveu interditar nesta terça-feira (19), o prédio do centro administrativo, conhecido por antigo mercado municipal, situado no centro da cidade, após um laudo da engenheira civil comprovar o risco de desabamento da laje desde o ano de 2018.

Em entrevista ao Jornal 98 Notícias desta quarta-feira (20), a engenheira Carla Jatobá afirmou que os principais problemas detectados no estudo feito em fevereiro de 2018 pelo engenheiro e doutor em ciência, energia e ambiente com ênfase e construção e estrutura Francisco Gabriel Santos Silva, são recalque no piso, deformação nas lajes, infiltração, corrosões das ferragens expostas e as que não estavam expostas.

Ainda segundo a engenheira Carla, somente na segunda-feira (18) ela teve acesso ao resultado do laudo entregue à prefeitura em junho de 2018.

Só tive acesso a esse material só ontem (18), que doutor Francisco enviou para mim, e como surpresa, ele coloca que a estrutura está comprometida e que recomendava a retirada de todas as unidades administravas que funcionam no local devido à gravidade da situação estrutural da laje e ainda solicitava neste mesmo relatório a demolição e reconstrução da mesma laje, indicando uma intervenção imediata no prazo de até seis meses”, relatou a engenheira do quadro efetivo do município.

A engenheira civil Carla disse também que doutor Francisco Gabriel chegou a remover parte da laje para avaliar a estrutura. “Ele quebrou a laje para ver como era que estava o comportamento da ferragem neste ponto e comprovou que estava completamente corroída. A ferragem da só o pó (…). A gente precisa com certa urgência fazer nova avaliação”, declarou.

A engenheira Carla sinalizou que está aberta ao diálogo com a gestão municipal anterior para esclarecer o caso. “Não estou aqui pra assombrar ninguém, não quero dizer o que tem de ser feito, estou simplesmente passando o laudo que o doutor Francisco encaminhou para a prefeita na época em junho de 2018 para que ela tomasse as decisões, e que até o momento não foi tomado”, mencionou.

O jornalismo da 98 FM manteve contato com a ex-prefeita Rose Menezes (PSD), e ela informou que irá se manifestar na próxima sexta-feira (22).

A gestão atual não informou o local em que os profissionais vão trabalhar depois do isolamento do prédio.

Redação do site da 98 FM