A prefeitura de Campo Formoso (BA) publicou o decreto 093/2021 na quinta-feira (28), sobre horários de funcionamento do comércio e proibições de atividades no município para manter o combate à pandemia da Covid. A determinação vale até o dia 28 de fevereiro.

Segundo o decreto, vários segmentos comerciais estão permitidos a funcionar entre 6h e 19h, entre eles laboratórios, clínicas médicas e odontológicas, clínicas de fisioterapia e pilates, escritórios de advocacia e contabilidade, calçados, roupas e confecções (sem utilização de provadores), bancos, lotéricas e correspondentes bancários, devendo manter a higienização de clientes e funcionários.

No primeiro artigo do documento, consta que farmácias, funerárias, postos de combustíveis, manutenção dos serviços de energia elétrica, água e saneamento básico, borracharias, comércio de água mineral e gás GLP estão autorizados para abrir durante o dia e depois das 19h.

Já em relação ao funcionamento de bares, pizzarias, restaurantes, distribuidoras de bebidas churrascarias, lanchonetes, trailers, devem ficar abertos até às 22h, mas a comercialização deverá acontecer até às 21h.

Ainda segundo o decreto, os ambulantes estão proibidos de comercializar nas imediações da praça da Bandeira, conhecida por praça da prefeitura, das 17h às 6h.

Outra proibição consta no artigo 4º sobre a “realização de coletivas e de eventos, que envolvam aglomeração superior a 100 (cem) pessoas, ainda que previamente autorizadas pelo Poder Público Municipal, sejam eles desportivos, religiosos, políticos ou culturais, tais como: vaquejadas, cavalgadas, shows, circos, eventos científicos, romarias, procissões, festas de padroeiros, e afins”, diz o documento.

Em entrevista ao Jornal 98 Notícias desta sexta-feira (29), o secretário de administração Gutemberg Nascimento Ferreira afirmou que o decreto foi elaborado por uma equipe que inclui as pastas de administração e saúde. Além disso, ele sinalizou que a redação do decreto será alterada devido a erros detectados após a publicação.

Fomos nós todos, o prefeito, secretário de administração, o secretário de saúde, a procuradoria, a vigilância sanitária, representante de comércio, propriedade de academia, pessoal do esporte. Vamos fazer uma errata, o pessoal já está providenciando, e vamos corrigir”, afirmou o secretário Gutemberg.

Radação do site da 98 FM