O Hospital São Francisco de Campo Formoso (BA) disponibiliza, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 700 vagas para a realização de exames de mamografia em prevenção ao câncer de mama, mas a procura ainda é baixa no município.  O procedimento médico é destinado às mulheres com idade a partir dos 35 anos.

“Temos feito somente em torno de 200 mamografias por mês. Minha ideia é atingir no mínimo 500 mulheres. (…) Pode ser porque as pessoas que moram no interior do município tenham dificuldade de transporte. (…) Pedimos ao secretário de saúde que disponibilize meios de transporte”, afirmou o diretor-médico do hospital, Renato Jaime Filho, à reportagem da 98 FM.

De acordo com a direção, se a baixa procura continuar, o hospital pode perder as vagas. “O entendimento da Sesab [Secretaria de Saúde da Bahia] vai ver que o nosso município não precisa destas vagas. E o que vão fazer é cortar estas mamografias”, alertou o médico.

Para realizar o exame, basta comparecer ao hospital com documento de identificação pessoal como RG e CPF e cartão do SUS. Não precisa apresentar requisição médica. Segundo o diretor, o resultado sai até o dia 10 do mês subsequente.

Redação do site da 98 FM