O Centro Cultural Rômulo Galvão de Carvalho de Campo Formoso (BA) foi reativado na noite desta sexta-feira (26), após 17 anos de seu fechamento. A cerimônia de reinauguração promovida pela prefeitura teve a participação do Governador Rui Costa (PT), imprensa da região, além de artistas e políticos de municípios vizinhos.

Na área interna do Centro Cultural o acesso foi restrito a 300 pessoas por conta do tamanho do espaço.

“É uma emoção muito grande ser na minha época como gestora do município devolver a Campo Formoso o espaço da cultura, o espaço da arte”, afirmou a prefeita Rose Menezes à reportagem da 98 FM.

Familiares do ex-deputado federal Rômulo Galvão também participaram da solenidade que deu ao Centro Cultural o nome do político, falecido em 1998.  “Meu tio foi um homem que sempre pensou em educação, em cultura e no desenvolvimento do saber. Então, a inauguração de um espaço como esse, é um momento muito importante porque resgata esses valores que ele acreditou”, afirmou Henrique Carvalho, sobrinho de Rômulo Galvão.

No evento, o governador Rui Costa (PT) assinou a ordem de serviço para a construção da adutora que vai levar água da barragem do Aipim em Antônio Gonçalves (BA) para o distrito de Poços em Campo Formoso (BA). Ele também autorizou a obra do posto Paulo Sudré no centro da cidade e a instalação de projetor de cinema no Centro Cultural.

“Hoje, além de participar desta festa belíssima, assinamos R$ 5 milhões para fazer um sistema de água, assim também anunciamos obras e serviços na lagoa do município onde vamos urbanizar para ser um espaço de convivência e caminhada. (…) A instalação de um campo de futebol, quadra coberta e laboratório no colégio Roberto Santos”, afirmou o Governador em entrevista coletiva, após receber o título de cidadão campoformosense.

Durante a reinauguração houve a apresentação da banda filarmônica de Campo Formoso, a síntese do espetáculo “O Mágico de Oz” do grupo Culturart. Já no palco instalado na área externa aconteceram os shows de Marcelo e Mailan, e do cantor Flávio José.

A programação com vários artistas locais segue até à noite deste domingo (28).

 

Foto: Leandro Daniel

 

Redação da 98 FM