Uma semana após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas divulgar as estimativas populacionais 2017, o coordenador de subárea do IBGE regional de Senhor do Bonfim (BA), Clóvis Pitanga, comentou nesta terça-feira 98 Notícias a importância dos números.

De acordo com o coordenador, o aumento da população de determinada cidade está relacionado ao surgimento ou fortalecimento de empreendimentos econômicos e também educacionais, principalmente com a oferta de cursos técnicos e de ensino superior, é o caso de Senhor do Bonfim (BA) no cenário regional.

O representante do IBGE destacou também a necessidade de gestores aproveitarem as estatísticas para discutir e criar programas sociais ou políticas públicas que gerem rentabilidade, inclusão e serviços básicos de infraestrutura.

O profissional do IBGE afirmou que as estimativas populacionais são feitas todos os anos, diferentes do censo realizado com mais critérios técnicos a cada dez anos.

O coordenador disse ainda que a partir de 1º de outubro o órgão vinculado ao governo federal irá iniciar o censo agropecuário 2017 no território do Piemonte Norte do Itapicuru. Segundo Clóvis, Campo Formoso (BA) é o município com maior extensão territorial na realização dos trabalhos. A previsão é que o levantamento seja concluído cincos meses depois.

 

Confira no áudio:

{podcast id=2157}

Redação do site da 98 FM