A prefeitura do município de Campo Formoso (BA) publicou na segunda-feira (20), o decreto o 072/2020, que altera até dia 06 de maio o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais considerados não essenciais.

 

Antes da mudança, o atendimento ao púbico acontecia às segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, das 08h às 18h. A partir desta quarta-feira (22), as lojas de calçados, joalheiras, roupas eletrodomésticos, informática e internet, autopeças, financeiras, entre outras, abrem de segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 14h.

Já os bares, lanchonetes, restaurantes e academias permanecem fechados nos próximos 15 dias.

 

De acordo com o decreto, supermercados, frigoríficos, farmácias e demais serviços essenciais não sofreram alteração. As lotéricas passam a funcionar de segunda-feira à sábado.

 

O artigo 2º do documento exige que o transporte de passageiros da zona rural com destino a cidade de Campo Formoso deve preencher no máximo 50% da capacidade total. Além disso, motoristas e passageiros passam obrigatoriamente a usar máscaras.

 

Em entrevista ao Jornal 98 Notícias desta quarta-feira (22), a prefeitura Rose Menezes (PSD) disse que a alteração foi sugerida por comerciantes e empresários. “Conversando com uma amostra de empresários, colocaram que funcionasse de segunda a sexta, no horário bancário porque [população] estava aglomerando”, comentou.

A prefeita Rose afirmou também que o município vai terceirizar a confecção de máscaras caseiras para profissionais de saúde e comerciantes da agricultura familiar. Estamos contratando algumas costureiras para fazer máscaras. Algumas costureiras da sede, outras da associação quilombola de Lage dos Negros, de Tiquara e de Brejão da Caatinga. Serão feitas máscaras para que a gente possa distribuir entre os funcionários da prefeitura, entre todos os feirantes da agricultura familiar e para alguns populares [sic]”, detalhou.

 

 

Confira no áudio:

{podcast id=5081}

Foto: Leandro Daniel

Redação do site da 98 FM