Dezenas de estudantes fizeram uma manifestação em frente aos portões da prefeitura de Campo Formoso (BA) na manhã desta quinta-feira (23) para contestar a redução da frota de ônibus e o atraso da viagem até às instituições de ensino técnico e superior de Senhor do Bonfim (BA).

Parte da praça da Bandeira ficou bloqueada, mas o ato foi considerado pacífico e não necessitou do apoio da polícia.

“O transporte é insuficiente para todo mundo, porque são estudantes da UNEB, CONDETAN, IF Baiano, Univasf. Então é muita gente para pouco ônibus. Ontem foi um micro-ônibus com 60 pessoas (…). Toda vez que tem fiscalização sempre dá esse problema”, disse a estudante Emanuelle.

O problema só foi resolvido após o vice-prefeito Ismael Pereira e uma equipe do setor de transportes conversarem com uma comissão de estudantes. “Entraram em consenso e colocaram ônibus agora pela tarde. (…) O de amanhã de manhã já foi resolvido”, afirmou o estudante Marco Aurélio da Silva Araújo.

O chefe dos transportes, Joelcio Rios, afirmou que a falha na oferta de ônibus está relacionada à falta de regularização das linhas contratadas pela prefeitura.

“A gente terceirizou algumas linhas através de licitação para Senhor do Bonfim, houve uma fiscalização por parte da Agerba, algum destes veículos não rodou, e a gente se prejudicou. Esses terceirizados de janeiro para cá tiveram problema fiscal e não conseguiram se regularizar. A gente está tomando providência a respeito disso”, afirmou o chefe dos transportes.

 {podcast id=4148}

 

Foto: Leandro Daniel

Redação do site da 98 FM