O município de Campo Formoso (BA) registrou vários transtornos durante as chuvas de verão ocorridas na segunda-feira (02), na sede e em vários povoados.

Na zona rural, a barragem de Lagoa do Mato se rompeu e inundou várias localidades adjacentes, entre elas, Limoeiro, Gameleira da Sede e Brejo Grande, que ficou ilhado após uma ponte ficar destruída. Moradores gravaram vídeos e enviaram para a rádio 98 FM.

Na manhã desta terça-feira (03), a reportagem da 98 FM percorreu algumas localidades, inclusive Lagoa do Mato e ouviu populares. “Choveu 130 milímetros de sábado para domingo e passou de 300 milímetros nesta segunda-feira, e hoje estou vendo aqui uma coisa de admirar. Foi o acúmulo e a força da água, e a barragem não aguentou não”, disse o morador Josivânio Vieira; “Foi muita chuva que deu ontem à tarde que nunca foi visto, bastante água (…)”, afirmou o agricultor Ricardo Ferreira Batista.

Moradores dos povoados de Tiquara e Brejão da Caatinga também registraram estragos provocados pelas fortes pancadas de chuvas.

Já na zona urbana, a força da correnteza deixou ruas alagadas. Em entrevista ao Jornal 98 Notícias, o secretário de infraestrutura Valmir Ferreira afirmou que equipes da Defesa Civil e da Ação Social prestaram assistência às famílias afetadas.
“Rua cristal, rua Safira, rua Diamante, Baixa das Tapuais, e o que a gente vê é muito lixo. E o que a gente pede é a compreensão do pessoal que não deixe esses lixos nas portas, principalmente neste período de chuva”, comentou o secretário Valmir.

 

Redação do site da 98 FM