Uma equipe da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), vinculada à Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (SETRE) do Governo da Bahia, está em Campo Formoso (BA) até esta quarta-feira (28) para cadastrar trabalhadores do setor no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

A ação em Campo Formoso (BA) foi um pedido da Superintendência da Companhia de Mineração do Estado da Bahia (CBPM).

Alguns produtores de artesanato mineral, de bordado e de sisal receberam orientações ontem na Câmara Municipal.

Durante o cadastramento o artesão precisa apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e arquivos como fotos para provar que atua no segmento.

Em entrevista ao Jornal 98 Notícias, a coordenadora da CFA, Luciana Embilina, disse que após o cadastramento os trabalhadores vão receber a carteira profissional do artesanato, passam a ter isenção de ICMS em produtos comercializados e poderão vender produtos em feiras nacionais e internacionais.  Outro benefício é o acesso a capacitações gratuitas do Sebrae.

Ainda segundo a coordenadora Embilina, o Governo do Bahia vai lançar nas próximas semanas um edital no valor R$ 5mi destinado aos artesãos, o que tende a fortalecer o trabalho dos profissionais. “Com esse recurso os artesãos e artesãs terão maior acesso com menos burocracia”, disse.

 

Confira no áudio:

{podcast id=2779}

Foto: Leandro Daniel

Redação do site da 98 FM