Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram entrar em greve nesta terça-feira (30) em todo território brasileiro. Eles alegam que as reivindicações não foram atendidas pelo governo federal, entre elas reposição salarial e condições de trabalho, que foram ampliadas pelo teletrabalho durante a pandemia de Covid.

Em entrevista ao 98 Notícias desta terça-feira (30), o representante da categoria na microrregião de Senhor do Bonfim (BA), assistente social Jamesson Santos, afirmou que apenas 30% dos serviços vão funcionar, o que vai afetar municípios como Campo Formoso (BA).

“Provavelmente Campo Formoso vai ficar com atendimento só pelo agente público municipal (…) No quadro geral da agência de Senhor do Bonfim nós temos adesão de 70%, obedecendo a regra de que pelo menos 30% funcionando por ser considerado serviço essencial”, comentou o assistente social.

Ainda segundo Jamesson, as pessoas que fizeram agendamento vão ser atendidas pelos poucos profissionais que não pararam. “Os agendamentos estão sendo direcionados de acordo com a oferta (…) O que estiver agendado vai ser atendido por estes 30% que está trabalhando. Quem tiver com avaliação social agendada deve acessar o aplicativo MEU INSS, ligar para o 135, se não tiver acesso ao aplicativo e nem tiver como ligar, procurar o Crás mais próximo da sua residência para realizar o reagendamento”, esclareceu.

O representante do INSS disse também que os profissionais que fazem a perícia médica, serviço terceirizado do Instituto, estudam a possibilidade de entrar em greve a partir desta quarta-feira (30).

Redação do site da 98 FM