Um grupo de comerciantes da cidade de Campo Formoso (BA) fez uma manifestação nesta segunda-feira (22) contra o fechamento das atividades não essenciais. O bloqueio ocorreu na rodovia BA 220, entrada da cidade, e permitia somente a circulação de profissionais da segurança e da saúde.

Uma reunião foi feita no Centro Cultural no final da manhã entre representantes do protesto, polícias Civil e Militar, prefeito e Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Campo Formoso (ACIACF)

Em entrevista ao Jornal 98 Notícias, a representante da ACIACF, Ivone, disse que na sexta-feira (19) houve um encontro da categoria com o prefeito Elmo, porém nem todos os comerciantes participaram para sinalizar demandas, inclusive a articulação do protesto de hoje.

Tinha sido feito um decreto e o prefeito cedeu uma flexibilização, que ajudasse também o comércio de Campo Formoso. Mas, é uma categoria ampla, nem todos puderam estar presentes, e eles realmente tentaram fazer a manifestação. (…) Então, enquanto à Associação, a gente não poderia estar participando na aglomeração, mas apoiamos todas as reivindicações”, afirmou Ivone.

Para o líder do movimento, Francisco Fábio, o comércio é o maior prejudicado com os decretos de medidas restritivas. “Entendo que a classe que mais está sofrendo é a classe mais ordeira da sociedade, que é a parte religiosa e os comerciantes. A gente percebe que as aglomerações com bebidas alcoólicas e encontros em chácaras estão acontecendo constantemente, e entendo que aí está acontecendo a proliferação”, comentou.

Já o prefeito Elmo Nascimento sinalizou que irá dialogar com o governo da Bahia para reavaliar a situação e discordou da postura da PM. “Vamos juntos construir soluções, dialogando. Quero mostrar pra eles que não preciso brigar com o governador, vou convencê-lo, vou mostrar as dificuldades, a gente vai se articular com os outros prefeitos, até porque, as palavras do major foram muito claras, mesmo que tivesse um decreto municipal diferente, por competência da força constitucional, iriam prender os comerciantes, por ordem do governador. Fomos contrários a isso, eu defendo o diálogo”, disse o prefeito Elmo.

O comandante da 54ª Companhia Independente de Policia Militar, Major Miguel Ângelo afirmou que conseguiu sensibilizar os manifestantes para encerrar o protesto. “Nós conscientizamos primeiro os manifestantes que bloquear a estrada não é a solução para esta situação, e eles entenderam e fizeram os desbloqueios da pista”, comentou o chefe da PM.

Redação do site da 98 FM