O Hospital São Francisco sinalizou nesta quinta-feira (30) o crescimento na procura por atendimentos médicos direcionados ao tratamento de sintomas gripais em Campo Formoso (BA). Os dados apontam que diariamente mais de 100 pessoas passam pela unidade de saúde.

Em entrevista ao 98 Notícias, o médico clínico-geral Daniel Lopes afirmou que entre os sintomas diagnosticados estão vômito e diarreia. “Eles veem com dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, dor de garganta, tosse, na maioria. E alguns veem com mais complicações, dispneia, cansaço, rebaixamento, desidratado”, detalhou.

Ainda segundo profissional, por falta de testes específicos não é possível comprovar se seria H3N2, porém não tem relação com Covid.
Neste momento, a gente não tem ainda disponível o teste para esta nova cepa, mas acreditamos que seja sim, até porque a gente tem acompanhado os noticiários e o que tem sido documentado na comunidade científica provavelmente seja realmente essa nova cepa, mas no hospital não temos casos confirmados com testes específicos”, disse o médico Daniel.

O médico recomentou que a população evite automedicação, principalmente o uso de corticoide. “Precisa de uma avaliação médica para fazer uma indicação correta da medicação e tratamento”, comentou.

O secretário de saúde Paulo Henrique afirmou que o município deverá usar a mesma estrutura e detecção de Covid para diagnosticar casos de H3N2 em Campo Formoso. “Estamos nos preparando caso tenha esta necessidade a gente vai estar na modificação para os atendimentos […] Já desceu para o setor de compras uma dispensa para teste de influenza e Covid”, afirmou o gestor Paulo.

Redação do site da 98 FM